Blog

HomeSem categoriaLuiz Felipe Pondé | Tensões Éticas Contemporâneas

Luiz Felipe Pondé | Tensões Éticas Contemporâneas

Luiz Felipe Pondé  comandou o Happy Hour promovido pela Hunter Douglas nas lojas Spengler Decor com a  palestra online Tensões Éticas Contemporâneas. Arquitetos, designers e decoradores  participaram do evento  nas lojas de Balneário Camboriú e Blumenau. O filósofo e também colunista da Folha de São Paulo, trouxe em uma conversa vários temas bastante oportunos  para o momento atual da sociedade brasileira.

Um filósofo palestrando para profissionais de arquitetura e decoração foi de  fato algo que fugiu do lugar comum e, os assuntos abordados passaram longe do design ou projeto de interiores. Luiz Pondé soube como fazer  os convidados voltarem o olhar para   o seu próprio ambiente, ou seja, para sua própria vida. Em cada tema um convite para reflexão. Ele levantou questões de ambivalência, de toda natureza, e passeou pelas polêmicas notícias que dividem opiniões. Um  verdadeiro Raio X  da sociedade moderna e suas tensões contemporâneas.

Entre os pensamentos e as colocações bem resolvidas do nosso ilustre palestrante, o Blog pinçou algumas para compartilhar com você. Para ler e refletir:

  • Nossa sociedade é baseada no crescimento desenfreado, pessoal e profissional. Há demandas todo o tempo, não se pode parar nunca porque se você parar fica ultrapassado.
  • Hoje o maior desejo das pessoas é relaxar.
  • As pessoas não se dão conta  do quanto a vida pessoal está contaminada pela vida profissional.
  • São tantas  modas de comportamento e avanços tecnológicos que implicam na sensação e no medo de que logo o ser humano será totalmente dispensável.
  • Uma das maiores ambivalências feminina é o crescimento profissional com cada vez mais oportunidades, mais realizações, mais conquistas e menos vontade de ter filhos.
  • Ao mesmo tempo em que se vive mais tempo, com mais saúde e mais opções também se vive com mais solidão e menos vínculos afetivos.
  • O mesmo regime que move nossa sociedade produzindo desenvolvimento,avanços e a experiência de viver mais também gera a sensação de você estar ultrapassado da noite para o dia.
  • Desapego na verdade é a vontade  de mandar tudo às favas, jogar tudo  para o alto e viver com menos.
  • Elegância é não precisar de muito para viver.
  • Pais e mães estão terceirizando os cuidados dos seus filhos. IPads e Smartphones são os cuidadores contemporâneos.
  • Para a sociedade atual já é quase impossível respirar sem wifi.
  • Nossa necessidade de controlar tudo, o tempo todo gera ansiedade.
  • Somos grudados nas demandas cotidianas mas fazemos questão de dizer que não ligamos para elas.
  • Os jovens hoje são ansiosos, tem medo do mercado de trabalho cada vez mais competitivo. É muita pressão sobre eles.
  • Quem não precisa de dinheiro não tem noção da realidade.
  • Na nossa pressa nós queremos buscar respostas o tempo todo  sem lembrar de que o importante mesmo é resgatar a percepção.

 

E o que será que os nossos convidados tem a dizer sobre a palestra?

“Foi uma palestra muito interessante para refletir sobre o nosso dia a dia.” (Rafaela Garcia – Arquiteta)

“Gostei bastante. Achei interessante a abordagem dele sobre as modinhas atuais e como elas influenciam na nossa  vida pessoal e profissional. ” (Michelaine Schmidt – Designer de Interiores)

“Me identifiquei muito com alguns aspectos das tensões contemporâneas abordadas pelo Luiz Felipe,  como o imediatismo,por exemplo.” (Walquíria Bley – Arquiteta)

“Extremamente interessante para refletir sobre temas atuais e futuros. Pondé é muito lúcido e objetivo nas suas colocações.” (Fernando Stodieck – Designer de Interiores)

 

Sobre Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe  Cerqueira e Silva Pondé, nascido em Recife (PE) em 1959,  é filósofo e escritor brasileiro. Doutor em filosofia pela FFLCH da USP com pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv,  tem entre outras obras  o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia como referência. É colunista da Folha de S. Paulo, onde escreve semanalmente. Pondé acumula ainda o cargo de  Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP e atua como professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Vamos ver as fotos? Aí estão os nossos convidados das  lojas de Balneário Camboriú e Blumenau que se prepararam com várias delícias para recebe-los.

 

%d blogueiros gostam disto: