(47) 3366-2020 | 3332-2104 | 3209-8160

Blog

HomeSem categoriaEscritório Container

Escritório Container

por: andrea scussel

Um container, mil possibilidades. O Escritório Rodrigo Kirck Arquitetura que o diga, pois transformou um conjunto edificado com quatro unidades de containers reciclados em um espaço plural. Mais do que um escritório, o Container reúne arte, criatividade, e um conceito inovador a respeito da arquitetura contemporânea do ser. Um projeto encantador, cheio de vida e belas propostas. A Spengler Decor e a Hunter Douglas  compartilham deste propósito e vestem as imensas janelas que se abriram para o mercado criativo da arquitetura e alta decoração.

Escritório Container é um laboratório, por assim dizer. Neste espaço repleto de significados, Rodrigo Kirck divide memórias com uma equipe de seis arquitetos e soma experiências com outros profissionais de criação em design, fotografia e arte através de um Coworking . O resultado dessa conta é uma verdadeira multiplicação de inspirações traduzidas em projetos. Tudo no Container tem uma razão de ser, desde o logo que faz menção à origem indígena do arquiteto, aos laços afetivos que mantém com a cidade de Itajaí e a sua ligação com a indústria naval, representada pela próprio container.

""

No projeto de interiores, tudo é muito simples e ao mesmo tempo de um refinamento inquestionável. Aconchego, conforto térmico, visual e integração são prioridades que recebem tratamento especial através da decoração. Luminárias com design próprio, peças funcionais, materiais reaproveitados, cores em harmonia e arte, muita arte impressa em todos os ambientes. Nada de quadros, as pinturas são eternizadas nas paredes e portas, cada obra integra o cenário que não deixa dúvidas: O Escritório Container é um escritório criativo e dele saem projetos diferentes, fora do lugar comum, onde o ser é mais importante que o ter. E não seria esse o verdadeiro luxo? Uma arquitetura voltada para as pessoas, que ostente menos e ofereça mais. Mais experiências, mais sentido, mais vida, mais tempo, mais emoções, mais naturalidade, ligações afetivas e muita memória…

""""

""""

Sobre o projeto do Escritório Container

O projeto Container, situado na cidade portuária de Itajaí (SC) tem como objetivo intervir sobre um modelo conceitual, interagir com as questões da sustentabilidade, propor uma construção modular industrializada e ao mesmo tempo possibilitar, através da arquitetura e criatividade, a aproximação com a natureza e arte. Os containers (TEU´s – Transporting Encapsuled Unit) são as peças unitárias que emolduram a paisagem urbana na região e, neste cenário, o projeto utiliza como unidade de base os containers reciclados – sinistrados e descartados , sendo a premissa inicial de sustentabilidade. O projeto conta com dois volumes monolíticos entrepostos, cada um utilizando dois containers sobrepostos, por um sistema de abertura zenital que “afasta” os volumes e abriga as circulações verticais. Este sistema é projetado para reduzir o uso de iluminação artificial. Sobre os containers estão instalados dois grandes telhados-jardins que cumprem várias funções: reduzir o impacto da radiação solar, captar água das chuvas para reuso e ser um reservatório de águas pluviais, diminuindo o impacto no sistema de coleta pública. Eles também se propõe aos vizinhos como uma “gentileza urbana”, trazendo cores e conforto visual aos moradores das edificações vizinhas.

""

Sobre os artistas que participam do Escritório Container. Conheça os autores e suas obras que criaram especialmente para o Escritório Rodrigo Kirck Arquitetura.

Alex Senna

Alex Senna  é conhecido principalmente pelas peças de amor com temas urbanos e críticos . Os amantes esguios fazem parte do apelo da obra de Senna , que tem sido em exibidas em várias cidades pelo mundo, como São Paulo , Barcelona , Madrid , Paris, Roma, Berlim , Toronto, Londres, Nova York, e em Miami. Com um extenso trabalho que remonta a 2009, Senna tem se destacado como um dos principais artistas de graffiti do mundo.

""

João César de Melo

João César de Melo  é um arquiteto urbanista brasileiro e artista autodidata, que durante as aulas de teoria da arte e da arquitetura identificou-se com trabalho de artistas e arquitetos construtivistas, fazendo-o olhar para seus próprios desenhos como algo mais que uns “rabiscos”. A partir daí passou a tentar inserir seus desenhos em seus projetos na faculdade.

""

Julian Gallasch

O artista plástico e designer de produto, Julian Gallasch, sempre trabalhou com desenho, estampa e graffiti, e há 10 anos começou a pintar telas. As obras do artista possuem um traço inovador, com uma estética geométrica e repetitiva. Os retratos desfigurados propositalmente possuem uma boa dose de contraste que resultam em obras impactantes. Julian tem trabalhos desenvolvidos para marcas como: Diesel, Jun Nakao, Mario Queiroz, Wagner Kallieno, Sommer, Von der Völke, e também as revistas Rolling Stone e Época.

""

Baruch

O artista plástico catarinense Eduardo Baruch  fez sua primeira exposição em 2004. Personalidade marcante, humor e emoções aparecem em muitas criações de Baruch que ganhou notabilidade no mundo das artes e conquistou espaço entre celebridades.Em 2012, seu nome foi incluso em coleções particulares de prestígio como a de Gisele Bündchen, Daniela Mercury, Sharon Stone e Madonna. Com simplicidade e leveza, ele transmite alegria em suas telas.

""

Escritório Container inspira até os funcionários, como o arquiteto Bruno Bianchini que estampou sua pintura na parede da copa do escritório. Não é o máximo?

""

%d blogueiros gostam disto: